Vigília Pascal | Sábado de Aleluia

“Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens”. ( Lc 2, 14)

O sábado de Aleluia é marcado pela imensa alegria e glória a Deus pela Ressurreição de Jesus. Nos dá a plena certeza do amor de Deus e de que Ele preparou um lugar santo junto Dele no céu a todos os que, obedientes, vivem Seus ensinamentos e que ressuscitarão no dia da graça infinita do Senhor.

“Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou Cristo Jesus dentre os mortos dará vida também aos vossos corpos mortais, mediante Seu Espírito que habita em vós”. (Rm 8, 11)

O Sábado Santo em nossa Paróquia iniciou, às 15h, com a bênção dos alimentos pelo Padre Juarez Rangel, pedindo a Deus que jamais falte o pão sagrado na mesa dos nossos paroquianos. Pessoas da comunidade trouxeram alimentos para serem abençoados.

A celebração, à noite, iniciou com a bênção do fogo que acendeu o Círio Pascal, representando a verdadeira Luz de Cristo, Jesus Luz do mundo que nos ilumina durante todo ano litúrgico. Os fiéis receberam uma vela no início da celebração, acesa com o fogo santo do Círio Pascal, que representou a “fé no perdão dos pecados – creio no perdão dos pecados, fé no Espírito Santo, na Igreja e na comunhão dos santos.

O Glória e Aleluia foram entoados em louvor ao Nosso Senhor Jesus que ressurgiu entre os mortos e nos salvou, na glória de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Abraçados à Mãe, Nossa Senhora, somos filhos e irmãos num só corpo humano e divino, para toda eternidade.

Um momento muito especial foi a iniciação aos sacramentos de 15 catecúmenos (catequese de adultos): dois receberam o Batismo, treze o Crisma e os 15 a Primeira Eucaristia. Nossa comunidade está muito feliz em recebê-los.

As leituras bíblicas contaram a história da criação e da salvação do povo de Israel. O Padre Juarez enfatizou os momentos da história, desde seu início , como se realizava a Páscoa judaica, o sacrifício de animais em louvor a Deus. Jesus ressuscitado inaugurou a nova Páscoa. O Cordeiro Santo imolado agora é Ele mesmo, fato recordado em cada celebração da Santa Missa.

Que a Páscoa, a Ressurreição de Jesus, seja para todos nós cristãos o verdadeiro sentido de nossa vida.

Ref.: Catecismo da Igreja Católica

Por Silvete Escorsin | Pascom | Paróquia São Braz