I Retiro de Pais e Filhos

No sábado, 04, os pais e catequizandos receberam um verdadeiro presente da Pastoral da Catequese da Paróquia São Braz. Aconteceu o I Retiro de Pais e Filhos onde foram apresentados os catequistas, houve a Bênção das Famílias, momento de espiritualidade e experiência com Deus. Além, é claro, de uma saborosa confraternização.

Bênção das Famílias

O I Retiro de Pais e Filhos iniciou com a acolhida da coordenadora Andréia Padilha. Na sequência o Pe. Juarez falou sobre o poder da Bênção entre pais e filhos. “Os pais são autoridade de Deus para abençoar os filhos”, afirmou. O sacerdote lembrou também que jamais os pais devem dizer más palavras ou usar xingamentos com os filhos, pois as palavras ditas tem poder, podem causar grandes estragos e a cura não é simples, exige muita terapia e restauração interior.

Outro ponto abordado foi a participação nas Missas. O Padre lembrou da importância da presença da família nas celebrações. “A família é dom de Deus. Família não é acidente”, disse.

Por fim, guiou os pais na Bênção dos Filhos, momento único de muito acolhimento e amor.

Apresentação dos catequistas

Andréia apresentou os catequistas às famílias e pediu para que os pais olhem com outros olhos aos catequistas e à catequese. “Os catequistas são seus parceiros. Eles querem ajudar na difícil missão evangelizadora. Querem plantar uma sementinha nos corações dos catequizandos, uma sementinha que, se for bem regada e adubada, pode levar a salvação da alma deles. Aqui na catequese, seus filhos não são um nome, são uma alma”, ressaltou.

Espiritualidade e Experiência com Deus

Durante a espiritualidade Andréia falou sobre a missão dos pais junto à catequese. “A gente se preocupa com o futuro dos filhos, se terão um bom emprego, se serão felizes. Mas estamos zelando pela eternidade deles? O que queremos deixar gravado nos corações dos nossos filhos? Que Deus é mais importante que tudo, como diz o primeiro mandamento? Ou que Ele não é tão importante assim?”, questionou. É preciso mostrar aos filhos que Deus é o centro da vida, e que é necessário olhar a tudo e a todos com os olhos do Senhor, e isso requer intimidade com Ele.

Uma criança que vê os pais rezarem, irem à missa se alimentar de Jesus na Eucaristia, ajoelharem diante de Deus, entende que aquele também é o seu Deus. Essa é a marca que deve permanecer nos corações dos filhos.

Por fim, Andréia citou Provérbios 22, 6. “Educa a criança no caminho em que ela deve andar, e até quando envelhecer, não se desviará dele”.

No final do Retiro, pais e catequizandos foram conduzidos ao Centro de Evangelização. As famílias levaram pratos doces e salgados, e a partilha foi farta e uma delícia.

Por Graciele Muraro | Pascom | e Andréia Padilha | Pastoral da Catequese | Paróquia São Braz

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Notícias Recentes

Eucaristia: enxerto vital que nos une a Cristo

No último domingo, a Paróquia São Braz testemunhou um momento de graça incomparável, à medida que 58 catequizandos foram agraciados com o sacramento da Primeira Eucaristia.

A Paróquia São Braz utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.