3º Dia de Tríduo | Festa de São Braz

Na noite deste sábado (1) foi encerrado o tríduo em preparação para a Festa de São Braz. A Santa Missa, presidida pelo pároco de nossa comunidade, Padre Juarez Rangel – que completou 11 anos de ordenação neste dia 1º de fevereiro –, foi iniciada no Centro de Evangelização. A comunidade, então, seguiu caminhando até a Igreja, seguindo a Cruz de Cristo, a equipe litúrgica, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e o celebrante.
Em sua homília, Padre Juarez ressaltou o significado da apresentação do Senhor Jesus no templo e a purificação de Maria Santíssima, celebrados na liturgia dominical deste final de semana. “José e Maria, acompanhando as tradições da época ditadas no livro de Levíticos, seguem a lei e apresentam o menino ao templo. Os dois, inclusive, fazem o sacrifício dos pobres: ao invés de um cordeiro, duas pombas; ao invés de uma oferta pomposa, uma oferenda pequena e humilde”.
O pároco destacou que mesmo estando no Templo, Jesus não é percebido por ninguém, nem mesmo pelos sacerdotes presentes. Mas dois idosos percebem a presença Daquele que seria o Salvador da humanidade. “Simeão e Ana, ambos de idade avançada, tiveram a sensibilidade para enxergar que o menino era verdadeiramente Filho de Deus. Enquanto Simeão profetizou à Maria o destino de Jesus e a dor que ela passaria, Ana passou a louvar a Deus e a falar do menino para aqueles que esperavam a libertação de Jerusalém”.
Ao terminar sua homília, o Padre propôs uma reflexão: como podemos extrair esses acontecimentos do passado em nossa vida presente? O pároco, então, respondeu: “deve haver um desejo genuíno e verdadeiro nos corações de todos nós para encontrar e enxergar a Deus, assim como fizeram Simeão e Ana. Como dizemos em todas Missas: Ele está presente no meio de nós. Basta que queiramos encontrá-lo. Seja em nossa irmão, na comunidade, na Santa Missa, na oração ou até nos erros e nas dores. Precisamos encontrar Jesus, para que possamos testemunhar: eu vi a Salvação!”
HOMENAGEM
No momento em que iria fazer a oração final, o Padre Juarez foi surpreendido por quatro pessoas especiais: sua mãe e três madrinhas de ordenação, que fizeram uma homenagem especial ao pároco, falando das dificuldades da vida sacerdotal e da importância de orarmos em prol das vocações. Por fim, convidaram toda a comunidade a estender os braços e orar pelo Padre, que se ajoelhou e abriu os braços, recebendo as bênçãos e orações de toda a comunidade presente. No final, sua mãe ainda entregou uma lembrança em homenagem ao aniversário de 11 anos de ordenação.
Após a benção final, o pároco, junto dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, realizou a benção da garganta em todos os presentes.
AINDA TEM MAIS!
Não pense que acabou! Neste domingo (2) as Missas serão no horário normal (7h30, 10h30 e 19h). Em todas haverá a benção da garganta. A Missa de 10h30 terá transmissão pela TV Evangelizar e será presidida pelo Arcebispo de Curitiba, Dom Francisco Cota. Após, haverá o tradicional almoço festivo no Centro de Evangelização. O convites estarão à venda no local e será aceito dinheiro e cartão. À tarde, das 14h às 18h, haverá benção da garganta de hora em hora. E na segunda (3), dia oficial de São Braz, haverá Missa às 19h com benção da garganta.
.
A Santa Missa foi transmitida ao vivo e está disponível no facebook da paróquia.
Facebook.com/paroquiasaobrazcuritiba