Em setembro, iniciou-se o mês da Biblia, neste mês em especial, todos são chamados a ler e estudar a palavra de Deus com mais clareza. O tema do Mês da Bíblia 2025, celebrado no Brasil durante o mês de setembro, foi escolhido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O foco este ano é a Carta de São Paulo aos Romanos, com o lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).
Carta aos Romanos:
“A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”
Padre Pedro: Leitura da Bíblia
Todos sabemos que a Bíblia é Palavra de Deus. Com seus 46 Livros do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento, com 73 Livros ao todo, lê-la é importante por diversos motivos, dependendo do olhar de cada um.
1. Como já disse, para nós cristãos é Palavra de Deus que nos orienta, nos conforta e nos dá esperança. Ela nos fortalece na fé, orienta na oração e no relacionamento com Deus.
2. Nos traz ensinamentos sobre o amor, o perdão, a justiça, a solidariedade e a humanidade. Orienta na tomada de decisões e na vida moral.
3. É um dos livros mais influentes da história. Nos ajuda a entender tradições religiosas, festas e símbolos no mundo todo.
4. Traz paz interior e esperança nos momentos difíceis. Muitas pessoas encontram na Bíblia inspiração para superar desafios e crises.
5. A Bíblia é a base da vida de oração e da liturgia cristã, unindo as pessoas em torno da mesma mensagem.
Por tudo isto vale a pena lermos diariamente a Bíblia, Palavra de Deus.
Indicações extras para o mês da Bíblia:
Leituras Bíblicas
• Evangelhos Sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) → ótimos para perceber as diferenças e semelhanças nas narrativas sobre Jesus.
• Salmos escolhidos (ex.: Sl 1, Sl 23, Sl 51, Sl 91, Sl 139) → ideais para a oração pessoal.
• Atos dos Apóstolos → mostra a vida da primeira comunidade cristã, a missão e a ação do Espírito Santo.
• Cartas Paulinas curtas (Filemon, Filipenses, Tessalonicenses) → leitura rápida, mas cheia de ensinamentos práticos.
Documentos da Igreja
• Dei Verbum (Concílio Vaticano II) – Constituição Dogmática sobre a Revelação Divina.
• Verbum Domini (Bento XVI) – Exortação Apostólica sobre a Palavra de Deus na vida e missão da Igreja.
Livros de apoio e espiritualidade bíblica
• Introdução à Bíblia – Pe. Luís Alonso Schökel.
• A Bíblia de Jerusalém – introduções e notas (ajuda muito no contexto histórico e cultural).
• Lectio Divina passo a passo – Dom Alberto Taveira Corrêa.
• Como ler a Bíblia – Pe. Félix Alexandre.
Dicas práticas
• Fazer Lectio Divina semanal em grupo ou pessoalmente.
• Acompanhar roteiros bíblicos da CNBB, geralmente disponíveis no site oficial.
• Escutar podcasts ou áudios bíblicos, como a Bíblia em um ano (Pe. Mike Schmitz, traduzida em alguns canais).
• Usar aplicativos como Shekinah, Liturgia diária ou Bíblia Católica Ave Maria, que ajudam a meditar diariamente.
Por: Gabriela Vitto Mulinari | Pascom | Paróquia São Braz.