Falar sobre a história do meu vô, Pedro Lucca, com a Paróquia de São Braz não é só falar sobre ele como pessoa, ou sobre ele e minha vó Ignês Lucca como casal, nem sobre nós como família. É a história de uma comunidade que se uniu e construiu toda essa história. A presidência do meu vô na Paróquia foi marcada principalmente pela construção da igreja.
Lembro dele trabalhando como pintor de parede de segunda a sexta-feira, chegava em casa e ia na igreja se reunir com a equipe, estavam sempre organizando eventos sociais e reuniões que visavam angariar fundos para levantar a igreja. Os bingos e almoços festivos.
Lembro de ter nascido e crescido dentro da igreja, de dormir embaixo do balcão da cozinha do salão enquanto minha vó e minha mãe, faziam risoto e maionese, meu vô e meu pai estavam organizando as carnes, o salão e os prêmios para o bingo.
Meu vô sempre foi uma pessoa muito conhecida e respeitada no bairro, por isso ele e sua equipe sempre tiveram muito apoio para alcançarem o objetivo que era a construção da igreja.
Ele dedicou muito da sua vida e da sua família para a paróquia.
Até hoje, quando entro na igreja, consigo ver meu vô pendurado na escada pintando aquelas vigas de madeira do teto e eu correndo pelos bancos enquanto minha vó estava na salinha montando os arranjos de flores para enfeitar a igreja.
Por muitos anos pude vê-lo orgulhoso e grato pelo trabalho que realizaram ali. Atualmente, é o meu coração que se enche de orgulho e gratidão a Deus, quando olho para essa Paróquia maravilhosa e posso contar que meu avô ajudou a construir essa história.
Por Renata Lucca Lafraia Arthur

