Misericórdia

No domingo após a Páscoa celebramos o dia da Misericórdia. Porque misericórdia? O que vem a ser esta palavra “Misericórdia”, e porque no domingo depois da Páscoa?

Por esse motivo, quando lermos e relermos a santa palavra nunca sairemos sem nenhuma novidade. Veja, neste domingo, depois da Páscoa, morte e ressurreição de Jesus, Ele teve vários momentos de misericórdia.

Vejamos o que aconteceu com Pedro quando Jesus estava sendo julgado e flagelado, indo ao caminho do calvário, o homem chefe dos discípulos, homem de confiança do Mestre. Ele traiu Jesus por três vezes conforme está escrito no evangelho de Lucas 22,31-34. Jesus perdoa Pedro por um ato de misericórdia.

Pelo sofrimento que passou com os soldados que o flagelaram e os conduziram até o calvário e o crucificaram cuspiram arrancaram-lhe a barba e o pregaram na cruz, zombaram e repartiram suas vestes, Jesus diz ao Pai: “perdoai-lhes, eles não sabem o estão fazendo”.

Jesus poderia ter pedido ao Pai que castigasse todos os que o traíram, machucaram, torturaram, negaram e o mataram, mas não, a misericórdia de Jesus foi maior do que a vingança.

Qual o legado que Jesus deixa para nós, cristãos, povo de Deus? Como entendemos a palavra Misericórdia? Não tão distante de nós nos dias de hoje podemos ver filhos de Deus levando uma vida difícil com a fome e as intempéries, dormindo com um pequeno cobertor ou um papelão fazendo de coberta. Então dizemos: “coitado, olha lá aquele pobre coitado, deve estar passando por uma dificuldade”, e nada fazemos. Neste momento nos faltou a misericórdia, o que tivemos foi compaixão, mas isso não chega. É necessário agir e tomar uma atitude, envolver-se de maneira direta, colocando a mão na massa.

Na passagem do bom samaritano em  Lc 10, 30 – 37, o bom samaritano para, acolhe e usa da misericórdia. Os que passaram antes só tiveram compaixão.

Dicas de leitura

Santa Ir Maria Faustina Kowalska. DIÁRIO “A Misericórdia Divina na minha alma”.

Santa Terezinha do Menino Jesus com a obra “História de uma alma”

Madre Teresa ME DISSE (Renzo Allegri)

Irmã Dulce “O anjo bom da Bahia” (Caetano Passrelli)

Por Ademir Muraro | Pascom | Paróquia São Braz

Santa Missa das 7h30

Bênção dos Quadros.

Santa Missa das 9h30

Bênção dos Quadros e Batizado de Vitor e Sophia.

Fotos Ademir Muraro e Denise Lafraia | Pascom e Vanda Lafraia | Paróquia São Braz

Bênção dos Alimentos

No último sábado aconteceu a Bênção dos Alimentos na Matriz, Capela Jesus Cristo Ressuscitado e Capela Sagrada Família.