Voz do Pároco | Leis

O texto do Evangelho desta quarta-feira da terceira semana da Quaresma é de Mt, 5,17-19. Nele Jesus diz que não veio abolir a Lei e os Profetas, mas dar-lhes pleno cumprimento. Frequentemente Jesus era acusado de blasfemo contra a Lei. Mas o texto de hoje nos mostra o contrário. Afinal, Jesus respeitava ou não os costumes de Israel. Os fariseus se orgulhavam de cumprir a Lei, mas não apenas a Lei de Moisés, mas as 613 prescrições que se haviam acumulado nas várias épocas. Misturavam-se Mandamentos da Escritura, devoções piedosas e também opiniões pessoais, tudo colocado no mesmo nível. O que Jesus faz é mostrar que nem toda norma é boa. O que ele faz no Evangelho de hoje é mostrar que a Lei e os Profetas são muito importantes. E ainda diz: “Quem desobedecer um só destes Mandamentos e ensinar os outros a fazê-lo, será considerado menor no Reino dos céus”. Também nós precisamos distinguir o que é essencial em nossa fé cristã daquilo que não é. À mulher adúltera do Evangelho Jesus disse: “Vá e não peques mais”. Jesus perdoa para consertar a pessoa, não para deixá-la do mesmo modo. Deus vos abençoe.

Côn. Pedro Vilson | Paróquia São Braz

Misericórdia

No domingo após a Páscoa celebramos o dia da Misericórdia.