Santa Missa da Quarta-feira de Cinzas e início da Quaresma

A Quaresma é um tempo onde a igreja propõe que os fiéis revejam a caminhada cristã. Para que o objetivo da aproximação com o Senhor Jesus Cristo seja atingido, os cristãos são convidados a praticar a penitência.

É comum a penitência ser confundida com sofrimento. Contudo, Padre Pedro Vilson, na homilia desta quarta-feira, destacou que é muito mais que isso. “A penitência é um exercício para nos treinar a se afastar do que não é de Deus. Ela não leva ao sofrimento, mas ao domínio de si, nos conduzindo a Deus. Um atleta precisa treinar para alcançar seu objetivo. Da mesma forma, nós devemos nos esforçar para chegar a Deus”, explicou.

Jesus nos indica no evangelho 3 caminhos para viver a Quaresma.

Caridade

A caridade silenciosa, sem trombetas. Não para ser valorizado, mas para servir o irmão que necessita.

Oração

Rezar em silêncio. Aqui Jesus não sugere abolir a oração em público, mas incentiva a rezar no silêncio para ouvir a Deus.

Jejum

O jejum é a vontade divina superando a vontade humana. Este é um grande exercício espiritual para se aproximar de Deus.

Eis o objetivo da quaresma!

Durante a celebração, houve a imposição das Cinzas. “A Cinza é um sinal de quem quer fazer penitência pra chegar a Deus”, destacou Padre Pedro Vilson.

Por Graciele Muraro | Pascom | Paróquia São Braz

Fotos Denise Lafraia | Pascom | Paróquia São Braz

Misericórdia

No domingo após a Páscoa celebramos o dia da Misericórdia.