Festa de São Braz e Missa de Despedida do Padre Juarez Rangel

Na Santa Missa das 9h30 do último domingo, dia 04, a igreja ficou repleta de fiéis, devotos de São Braz, que estiveram presentes para a despedida do Padre Juarez e do Seminarista Dalton. A celebração foi presidida pelo Padre Juarez, concelebrada pelo Monsenhor Francisco, com a participação com o Diácono Valmir e Seminaristas Dalton e João Pedro.

Durante a homilia, Padre Juarez falou sobre finais felizes e demonstrou gratidão. “Agradeço a comunidade por tudo que me proporcionaram nestes últimos anos”, concluiu.

Ao final da celebração, o Diácono Valmir fez um relato pessoal, dedicando inclusive o seu diaconato aos Padres Juarez e Francisco. O Monsenhor tomou a palavra expressando todo seu carinho e admiração ao Padre Juarez. O Seminarista Dalton também emocionou a todos ao agradecer a comunidade. “Só Deus sabe o quanto eu fui feliz nesta paróquia. Levarei todos em meu coração e rezarei sempre por todos vocês”, disse.

O Diácono Valmir também fez a leitura de uma carta escrita pelo paroquiano e coordenador da Pastoral da Liturgia, Daniel Caldas. Segue na íntegra:

Irmãos e irmãs, prezados paroquianos. Após tantos anos nos reunindo em torno do Altar do Senhor chegamos ao grande dia de hoje, um domingo, dia do Senhor, e um domingo precedido por outros dois grandes dias; 03 de fevereiro, o dia do nosso Padroeiro São Braz e 01 de fevereiro, aniversário de 15 anos de ordenação do nosso sacerdote.

Sob todos os aspectos, um dia de festa é dia de alegria. Alegria por termos nosso Padroeiro São Braz, Bispo e Mártir, alegres por novamente estarmos alimentados pelo próprio Deus, através de nosso Jesus Eucarístico e por sua Palavra viva, palavra que nos foi ensinada mais uma vez pelo nosso estimado Padre Juarez Rangel.

Padre Juarez, era para estarmos tristes por sua partida, mas como ficaremos tristes, se ao olharmos para trás vemos todos os momentos vividos ao seu lado Padre? Por todos os benefícios e melhoramentos que o senhor aqui idealizou e realizou? Pelas ideias dos membros das pastorais que o senhor acolheu e impulsionou? Além de todo o amparo que deu as nossas capelas Sagrada Família e Jesus Cristo Ressuscitado?

Como?  Como ficaremos tristes ao lembrarmos de todas as aproximadamente 1.440 vezes, nestes sete anos e meio, que o senhor nos presenteou com a liturgia da palavra em suas homilias em forma de catequese, nos mostrando Jesus pelo evangelho, sempre renovado em sua fidelidade, através de Lucas, Mateus, Marcos e João? E por tantas vezes que nos ofereceu o corpo e o sangue de Jesus Cristo Eucarístico, consagrado nesta casa de Deus dedicada a São Braz?

Padre, para nós, leigos e paroquianos, nada termina hoje, mais sim continua, amparados pela força do Espírito Santo e sabendo que fomos cativados pelo senhor, o nosso Bom Pastor.

Ao invés de chorarmos com a sua partida, nós nos alegramos e agradecemos a Deus pelo tempo que nos concedeu sob o seu pastoreio. Também agradecemos a Deus por nos ter enviado o seminarista Dalton, que extraordinariamente atuou aqui em São Braz e nos consola em sabermos que vai cuidar e ser cuidado daqui em diante, seguindo seu caminho em irmandade com o Padre.

Sim Padre, nós sabemos que se entregou a Deus de todo o seu coração, de toda sua Alma e de todo o seu entendimento.

Nós não o perdemos Padre, mas sim o ganhamos. Ganhamos como amigo e como nosso Sacerdote e Pastor. Saiba Padre Juarez, que as ovelhas deste rebanho sim, conhecem a sua voz e reconheceremos por toda a nossa vida.

Tenha a certeza Padre, que a sua missão aqui em São Braz foi cumprida com louvor, porque como nos fala o segundo mandamento:  “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. E assim sendo, motivados por Deus e pelo seu pastoreio nesta comunidade, nós leigos, diáconos, seminaristas, acólitos, coroinhas, as irmãs Pias Operárias, amigos e paroquianos, nós todos o amamos Padre Juarez, de todo o nosso coração. Padre Juarez Rangel, receba o nosso abraço e o nosso muito obrigado.

Viva Jesus e viva o Padre Juarez Rangel!

Por Graciele Muraro | Pascom | Paróquia São Braz

Misericórdia

No domingo após a Páscoa celebramos o dia da Misericórdia.