Missa da Apresentação do Senhor | 02 de fevereiro

A celebração iniciou com a recitação do santo terço mariano. Logo após aconteceu a bênção das velas na porta de entrada e início da Santa Missa.

Irmãos e irmãs, há 40 dias celebrávamos com alegria o Natal do Senhor. Hoje chegou o dia em que Jesus foi apresentado no templo por Maria e José, para que se cumprisse o que estava na lei do Senhor, ofertando um par de rolas ou dois pombos.

Esta festa da apresentação de Jesus no templo (cf. lc2,21-35) teve origem no oriente com o nome de “Hipapante”, isto é, “Encontro”. No séc.VI, estendeu-se ao Ocidente com desdobramentos próprios: em Roma, com caráter mais penitencial e, na Gália, com a solene bênção e procissão das velas, que desenvolve o símbolo da luz e deu origem ao termo  “Candelária”. No sinal visível das velas, a Igreja encontra e acolhe, na fé, aquele que é “a luz dos homens” e o anuncia a todas as nações. Evoca-se, ao mesmo tempo, a memória do filho de sua mãe; quer dizer, é a celebração do mistério da salvação operado por Cristo, em que a Virgem Santíssima esteve a ele intimamente unida, como Mãe do Servo sofredor e ícone do novo Povo de Deus. (cf. Marialis Cultus,7)

A maior Luz do Mundo é o próprio Jesus, a nossa luz de todos os dias, o nosso caminho,  verdade e vida.

Pastéis e Bolos

No Centro de Evangelização, das 15h30 às 21h, os voluntários serviram o delicioso pastel de vários sabores e também diversas opções de bolo. Agradecemos a todos que estiveram presentes.

Por Ademir Muraro | Pascom | Paróquia São Braz

Fotos Denise Lafraia | Pascom | Paróquia São Braz