Bem-vindo Padre Pedro

“O bom filho a casa torna”

Após 32 anos, Cônego Pedro Vilson Alves de Souza Filho retorna a Paróquia São Braz, agora como pároco.

Nascimento

Padre Pedro nasceu após um susto. Seus pais saíram de Curitiba rumo à cidade de Mafra, em Santa Catarina, para passar o Natal com familiares. Já no oitavo mês de gestação, a mãe, Maurilia Vieira de Souza, partiu de ônibus. E o pai, Pedro Vilson Alves de Souza, foi de lambreta levando os cachorrinhos da família. Chegando ao destino, Dona Maurilia presenciou um acidente envolvendo uma lambreta e pensou o pior. Apesar de ter sido apenas uma coincidência e seu esposo ter chegado bem à residência da família, a mãe entrou em trabalho de parto. No dia 24 de dezembro de 1965, nascia Pedro.

Infância

Pedro e os irmãos Jeferson Luis e Adriana foram criados em um lar de católicos praticantes. Assíduos nas missas dominicais, antes de saírem de casa, as crianças rezavam com os pais e a mãe lembrava: “se comportem”. Aos 8 anos Pedro se tornou coroinha servindo na Paróquia São Carlos Barromeu. O pároco, Romão Sarnik, se tornou logo um grande amigo. Pedro ia diariamente à residência paroquial conversar e tomar chimarrão com o sacerdote. Em casa, era comum brincar de celebrar a missa. Pedro chegou inclusive a pedir que sua mãe costurasse uma túnica.

Chamado à vocação

Aos 12 anos Pedro fez estágio de uma semana no Seminário Menor São José e foi aprovado para ingressar e iniciar os estudos. No ano seguinte, em 1979, começou sua jornada. Em 1985, seguiu para o Seminário Maior Rainha dos Apóstolos. Em 08 de dezembro de 1990 foi ordenado diácono e na mesma data do ano seguinte, em 08 de dezembro de 1991, aconteceu na Paróquia São Braz, sua ordenação sacerdotal. O lema de sua ordenação foi: “Que eu desapareça e que Ele cresça”. São João Batista.

Paróquias anteriores

Paróquia Santo Antônio, na Lapa.

Paróquia Imaculada Conceição, no Butiatuvinha.

Catedral Basílica de Curitiba.

Paróquia Bom Jesus, em Campo Largo.

Capelão do Hospital de Clínicas.

Paróquia São Grato, Mossunguê.

Paróquia São Francisco de Paula, Centro.

Paróquia Santa Efigênia, Barreirinha.

Hobbies

Em seu tempo livre Padre Pedro gosta de ler, ver filmes e jogar sinuca. Este último, segundo ele, é uma atividade que ainda precisa ser aperfeiçoada.

Entre os autores favoritos do sacerdote estão Fulton Sheen, John Henry Newman, Cardeal Carlo Maria Martini e Thomas Merton, este, responsável pelo obra “A montanha dos sete patamares”, um dos livros mais especiais para Padre Pedro.

São Braz

Neste retorno para a comunidade de São Braz, Padre Pedro espera que a comunidade encontre nele um pastor. O pastor é aquele que mostra o caminho. “Vamos caminhar juntos a luz do evangelho, e assim, como nos pede São João Batista, ter coragem de nos converter, pois a conversão e um processo diário”, afirma ele. Padre Pedro pede ainda que a comunidade seja orante. “Sem oração não somos nada. Que sejamos católicos no sentido mais puro da palavra, sem medo de assumir e anunciar nossa catolicidade”, conclui.

Posse

A posse do Padre Pedro será no domingo, 04 de fevereiro, às 19h. Toda comunidade está convidada.

Por Graciele Muraro | Pascom | Paróquia São Braz

Fotos Arquivo da Paróquia São Braz | Graciele Muraro