“Vestir-se da nova humanidade”

Inicia-se setembro, o mês da Bíblia. Neste mês, em especial, todo cristão é convidado a ler e estudar a Palavra de Deus com mais afinco. A iniciativa é motivada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2023, o Tema escolhido foi a Carta aos Efésios e o lema “Vestir-se da nova humanidade” (cf. Ef 4, 24).

Carta aos Efésios

A Carta aos Efésios é um convite à reflexão da fé cristã, propondo meios de união e modos de superar as adversidades existentes nas comunidades de fé. A Carta apresenta a unidade do Corpo de Cristo, a Igreja, e nela não há espaço para divisões e rivalidades. Todos os cristãos são um só em Cristo.

“Vestir-se da nova humanidade”

Pelo Batismo todo cristão é convidado a morrer para o pecado e nascer para uma nova vida em Cristo e por Cristo. De forma individual ou em comunidade, o cristão é chamado a ser missionário e evangelizar.

Mês da Bíblia

Em 30 de setembro a igreja celebra São Jerônimo, que foi biblista. O Santo traduziu a Bíblia do hebraico e grego para o latim, idioma que popularizou a Bíblia A Bíblia é o livro mais vendido do mundo e aquele com maior número de traduções.

Seminarista Dalton: a importância da leitura da Bíblia

Antes de começarmos a dizer sobre a importância de meditar as Sagradas Escrituras, devemos ter noção do porquê fazemos isto. A nossa vida de católico deve ser norteada pela conquista de virtudes, através dela vamos progredir no caminho de santidade que é a nossa vocação batismal. Um dos pilares da espiritualidade é a conquista de uma vida piedosa. Essa espiritualidade nos expõe os meios práticos de combater os defeitos, e como dito, crescer na santificação. A espiritualidade é a ciência dos santos, pois foram eles que elaboraram. Inserindo elementos da Sagrada Escritura, principalmente dos Evangelhos. É sobre isto que queremos expor um pouco: a importância da leitura da Bíblia.

As pessoas piedosas têm sua fonte de oração na leitura dos Evangelhos, que são os ensinamentos de Jesus. Cada palavra e ação de Jesus contém uma graça especial que nos ajuda na prática das virtudes, devemos transformar estas leituras em meditação, uma doce conversa com Jesus.

5 elementos necessários para rezar e ler a Sagrada Escritura

1. É necessário fé e humildade. Sem essas duas atitudes que devem brotar do fundo de nosso coração, de nada vai adiantar a nossa oração. Assim como ensina Santo Inácio de Loyola, devemos fazer a “Composição de lugar”, ou seja, ao ler determinada passagem colocando-se no acontecimento.

2. Os Salmos e os Evangelhos são os primeiros livros para começarmos. Os salmos trazem diversas orações para os momentos que passamos na vida: tristeza, desconfiança, nervosismo e alegria. Quando isso acontecer, que tal rezar um salmo e elevar o coração para Deus?

3. Sempre iniciar nossa leitura meditativa rezando o “Vinde Espírito Santo”, foi através do mesmo Espírito que toda a Bíblia foi inspirada. Devemos ler mais de uma vez, bem com calma.  Através da leitura algo vai nos chamar a atenção, através deste momento devemos nos perguntar em maneira de oração: “Senhor, o que queres de mim? Como posso colocar isto em prática?” É esta a definição de Santa Teresa D’Avilla de oração mental : Uma elevação que fazemos do nosso coração e espírito para Deus, tributando nossas homenagens, para sua glória e para nos tornarmos melhores”. Meditar, fazer uma oração interior para que o que lemos possa edificar a nós e os que nos circundam

4. É necessário lembrar constante da parte que mais nos edificou. Exemplo: vou ler o capítulo 6 do Evangelho de São João. No versículo 55 Jesus diz “Quem come deste pão terá a vida eterna”. Este  pequeno versículo devemos lembrar nos afazeres do nosso dia a dia, para que seja um consolo nos momentos de dificuldade.

5. Por fim, devemos ter uma vida de estudos, para amar e conhecer melhor nossa fé Muitas passagens da Bíblia não vamos conseguir compreender. Por isso é necessário se formar sobre nossa fé. Temos vídeos no YouTube que podem nos ajudar, documentos dos papas, livros dos santos e o Catecismo da Igreja Católica.

Dicas de leitura complementar

• Compêndio de Teologia Ascética e Mística | Adolphe Tanquerey