Entrega do Símbolo (Creio)

No último domingo, dia 20, os catecúmenos receberam o “Creio” na Missa das 7h30.

“Realiza-se em primeiro lugar a “entrega do Símbolo”, que os eleitos guardarão de memória e recitarão em público antes de professarem, no dia do batismo, a fé que ele expressa.
No decorrer do tempo do catecumenato, faça-se a entrega do Símbolo. O momento oportuno poderia ser escolhido segundo a evolução da catequese, de forma que coincida com a instrução sobre as verdades fundamentais da fé cristã e o modo de vive-las no dia a dia.
Também a entrega do símbolo do creio pode também ser feita na semana depois do primeiro escrutínio.
A entrega do símbolo do creio é importante e necessária a todos mas
principalmente pelos catecúmenos que vem de outras igrejas, e que nestas não é processado o creio que na Igreja Católica e Apostólica Romana é recitado em muitos momentos e principalmente nas Santas Missas, para que lembremos que Jesus foi Julgado, Condenado, e Morto depois de ter carregado com muito sofrimento a dor de nossos pecados, desceu a mansão dos mortos. Mas a grande notícia é que Jesus está vivo no meio de nos hoje através do Espírito Santo, sendo esse nosso condutor e mediador para que cheguemos um dia a vida eterna”.

Rica (Ritual da Iniciação Cristã de Adultos)

Os catecúmenos participam de 29 encontros, uma vez por
semana. Pode parecer cansativo, mas se perguntar para eles tenho confiança que a resposta será “que pena que está acabando”. São momentos de muita descontração, mas calçados na fé, sempre guiados pela palavra de vida eterna.
Por Antonio Ademir Muraro | Catecumenato | Paróquia São Braz