II Retiro de Pais e Filhos

No último sábado, dia 05, a catequese realizou o II Retiro de Pais e Filhos com o tema “O caminho que te leva ao céu”, este dedicado ao dia dos pais. Iniciou-se com uma acolhida às famílias e, em seguida, com uma palavra e bênção do Diácono Valmir. Nas palavras do Diácono, o Espírito Santo ajuda na caminhada de pai, nas lutas diárias e as mulheres que fazem o papel de pai também. O sonho de Deus para aquele que é pai nasceu desde a sua geração, não existe pai por acidente. Ressaltou que a confiança de gerar um filho precisa ser vivida na plenitude do sonho de Deus. Com muitos momentos de oração, reflexão e músicas, a fim de perceber a importância do papel de pai na vida cristã dos filhos, as famílias se emocionaram com estes momentos. Foi entregue um crucifixo para cada catequizando e os pais receberam dos filhos enquanto o Diácono conduzia uma oração e algumas palavras, “ser pai é se colocar, muitas vezes, na cruz”.
Para continuar a homenagem dos pais, foi realizado sorteios de terço personalizado e um quadro de Jesus Misericordioso.
As famílias também tiveram um momento com a coordenadora Andreia que relembrou algumas reflexões do I Retiro de Pais e Filhos feito no início do ano, ressaltou que o céu não pode ser comprado, ele precisa ser conquistado, precisa de esforço para chegar até lá. Menciona o versículo bíblico de Mt 6, 33 “Buscai primeiro o Reino de Deus” e faz uma reflexão de não nos deixarmos levar pelo modismo, atos de rebeldia ou, até mesmo, criar desculpas para esses atos, o pecado não é relativo, Deus é amor, mas também é justiça. Ainda, as famílias refletiram sobre Ef 4, 13, nós não podemos nos deixar enganar, a luta começa aqui, com nós mesmos. A coordenadora destaca uma frase dita pelo Padre Reginaldo Manzotti: o maligno é como o cão feroz, mas só morde se chegarmos perto dele (do pecado). Finaliza com Jo 14, 6 “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, já sabemos o caminho, devemos segui-lo, tornar Deus o Centro das nossas vidas, afinal, o que queremos gravar no coração dos nossos filhos? Qual o caminho decidimos escolher para chegar ao céu?
O II Retiro de Pais e Filhos se encerrou com uma confraternização com as famílias e marcou a volta das atividades catequéticas desse segundo semestre.

Por Paula Doeringue | Pascom | Paróquia São Braz

Fotos Graciele Muraro | Pascom | Paróquia São Braz