Missa de Santo Antônio

No dia 13 de junho, última terça-feira, aconteceu a Solenidade de Santo Antônio em nossa paróquia. A Missa foi celebrada pelo padre Juarez e também tivemos a distribuição de pães aos fiéis que estavam participando. Em seguida aconteceu nossa festa com a tradicional venda de bolo, além de pinhão, quentão e pipoca à vontade. Foi um momento de vivência em comunidade oportunizada pela Paróquia São Braz.
Para entendermos um pouco sobre a tradição da entrega dos pães e a venda do bolo, vamos rever alguns acontecimentos que remetem essas ações que se perpetuam ao longo dos anos. A tradição da distribuição do pão se assemelha à prática do próprio Santo em alimentar os pobres e doentes que, ao comerem do pão, eram curados. Já a tradição do bolo possui origem na fama de o Santo Antônio ser o santo casamenteiro e, com isso, quem adquire o pedaço de bolo com a medalhinha acredita-se que o casamento ou o seu amor para a vida logo vem. Essas tradições continuam vivas em toda a Igreja, são devoções alimentadas pelos fiéis de todas as comunidades.

Por Paula Doeringue | Pascom | Paróquia São Braz