Ícone Vocacional visita a Paróquia São Braz

No último domingo, dia 30, nossa comunidade recebeu o Ícone Vocacional, uma iniciativa da Arquidiocese de Curitiba e da Pastoral Vocacional. O objetivo do Ícone é despertar as vocações nas paróquias.

O Ícone

A ovelha carregada nos ombros simboliza cada batizado chamado a viver sua vocação conforme o chamado.

A araucária é símbolo do nosso estado. Assim como o pinhão, esperam-se frutos em atitudes vocacionais em nossa comunidade.

Cada uma de nossas comunidades está representada na imagem pela Catedral.

Cristo é o Bom Pastor que nos chama pelo nome.

Cristo quer caminhar conosco. O coração arde pela missão de Jesus. Todos nós, cristãos batizados, somos chamados a anunciar a Boa Nova do Reino.

O artista por trás da obra é o “Barba”, consagrado a Deus na Comunidade Católica Pequeno Rebanho – RJ.

Homilia

O final de semana marcou também Abertura do Ano Vocacional e o Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

Em sua homilia, o celebrante Monsenhor Francisco Fabris trouxe várias reflexões, começando pelo Bom Pastor. A função do pastor é conduzir o rebanho, dar-lhe água e comida, cuidar das ovelhas doentes. Porém sempre haverá pastores falsos e devemos estar atentos às lideranças com ideais que não batem com os ensinamentos de Jesus. “Cristo é o único pastor e guia de nossa vida”, disse o Monsenhor.

O Ano Vocacional traz como tema “Vocação: Graça e Missão” e como lema “Corações ardentes e pés a caminho” (Lc 24, 32-33).

Vocação é graça, é chamado. Nosso primeiro grande chamado é a vida. “Vocês têm o costume de agradecer todo dia pelo dom da vida?”, perguntou Monsenhor Francisco aos fiéis. Na sequência outro chamado importante é ao batismo, onde nos tornamos filhos de Deus. Então, somos chamados à vocação. “Todo cristão batizado é missionário. Ninguém vive o cristianismo para si”, destacou o sacerdote, que encerrou a homilia lembrando a importância das famílias rezarem juntas pelas vocações.

Por Graciele Muraro | Pascom | Paróquia São Braz