QUINTA-FEIRA SANTA | Instituição da Eucaristia e Lava-pés

Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados”. (Mt 26, 26 – 28)

Na noite em que Jesus foi entregue à morte, na última ceia com seus discípulos, Ele instituiu o Sacrifício Eucarístico de Seu Corpo e Sangue. A Eucaristia estabelece a comunhão com Deus e a unidade da Igreja, do povo de Deus. Ela é o ápice da nossa vida cristã.

Sabendo Jesus que o Pai tudo lhe dera nas mãos , e que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-se da mesa, depôs suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela. Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha que estava cingido”. (João 13, 3 -5)

Com esta atitude Jesus deu o exemplo de como os seus escolhidos devem estar humildemente a serviço de Deus e das pessoas. Mostrou que todos somos iguais e a Igreja se fundamenta no amor e na comunhão, pois somos todos irmãos em Cristo.

Durante a homilia o Padre Juarez enfatizou os pontos principais desta quinta-feira santa: Jesus se entregando a nós através da Eucaristia e o verdadeiro sacerdócio que é estar a serviço do outro com práticas de generosidade e amor. Estabeleceu um paralelo entre a Páscoa judaica, onde os fiéis ofereciam animais em sacrifício, e a nova Páscoa,  com a ressurreição de Jesus, o Cordeiro Santo imolado.

Por Silvete Escorsin | Pascom | Paróquia São Braz

Fotos Ademir Muraro | Pascom | Paróquia São Braz

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Notícias Recentes

Eucaristia: enxerto vital que nos une a Cristo

No último domingo, a Paróquia São Braz testemunhou um momento de graça incomparável, à medida que 58 catequizandos foram agraciados com o sacramento da Primeira Eucaristia.

A Paróquia São Braz utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.