Boas-vindas ao candidato Leonan!

A Paróquia São Braz recebe com alegria e carinho o candidato Leonan, que irá realizar seu estágio pastoral conosco. Leonan Novaes Pereira tem 32 anos, trabalha na Universidade Positivo e é formado em Direito.

Muitos podem estar confusos com o termo “candidato”. A terminação é um pouco diferente do habitual “seminarista” que costumamos utilizar. Leonan está realizando sua formação no IDE (Instituto Discípulos de Emaús), ligado a Arquidiocese de Curitiba.

Vocação Adulta

O IDE é um projeto criado em 2018 para formação de homens que se sentem vocacionados ao ministério diaconal (diaconato permanente) ou ao presbiterado (ser padre) na Igreja Católica.  “A formação do IDE é um pouco diferente do seminário convencional. Durante os primeiros 4 anos continuamos trabalhando e em paralelo iniciamos nossos estudos. Vamos ao seminário aos finais de semana quinzenalmente também para formação. Depois desse período, saímos do trabalho e iniciamos o estágio pastoral residindo em uma paróquia. Este formato tem o propósito de ser mais flexível e não causar uma ruptura, possibilitando um discernimento vocacional mais livre”, explica o candidato.

Considera-se vocação adulta quando uma pessoa tem a personalidade formada, autonomia e se sente chamado. Quem tiver interesse pode procurar o IDE nas redes sociais ou enviar e-mail para [email protected]

Chamado à vocação

Vocação é um termo derivado do latim “vocare” que significa chamar. Leonan acredita que Deus o chama todos os dias, se renovando sempre que ele tem a oportunidade de fazer o bem e ajudar o próximo. “Sinto que ser padre é a forma mais plena em que eu posso levar o amor e o bem, que é Deus, às pessoas”, relata.

Sobre ele

Nas horas vagas Leonan gosta de ler (literatura ou quadrinhos), ouvir música e estar com os amigos. Ele indica o livro Relatos de um Peregrino Russo que narra as experiências de um cristão, anônimo, que após ouvir a exortação “Orai sem cessar”, busca entender o significado dessas palavras e passa a percorrer cidades, procurando mestres espirituais que o ajudem nessa empreitada. Sugere também a série The Chosen, uma releitura da grande narrativa religiosa onde Jesus Cristo reúne seus discípulos, cura os necessitados e se sacrifica pelo bem da humanidade.

Para nos ajudar a viver plenamente o período quaresmal, o candidato nos recomenda a oração Alma de Cristo. Neste momento você é convidado a fazer esta oração e colocar também em sua intenção a vocação de Leonan;

Alma de Cristo, santificai-me.

Corpo de Cristo, salvai-me.

Sangue de Cristo, inebriai-me.

Água do lado de Cristo, lavai-me

Paixão de Cristo, confortai-me.

Ó bom Jesus, ouvi-me.

Dentro das Vossas chagas, escondei-me.

Não permitais que eu me separe de Vós.

Do inimigo maligno defendei-me.

Na hora da minha morte, chamai-me.

Mandai-me ir para Vós,

Para que Vos louve com os Vossos Santos

Pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem para a comunidade de São Braz

“Estou aqui para aprender o jeito de vocês. Conhecer como vocês rezam, buscam a Deus e amam o próximo! Por favor, rezem por mim!” – candidato Leonan.

Por Graciele Muraro | Pascom | Paróquia São Braz