Ensina-nos a rezar, pedem a Jesus os apóstolos

No último domingo, 26, os catecúmenos da Paróquia São Braz participaram da celebração de entrega do Pai-Nosso.

Então Jesus ensina a oração do Pai-Nosso, a mais completa oração, pois é a oração do próprio Jesus. Ela tem duas partes, na primeira deveríamos olhar pro Céu e na segunda parte para a humanidade.

A primeira parte é a Deus que nos dirigimos e a segunda a humanidade. Uma súplica de palavras que nos garante, se bem rezadas e vividas, a nossa salvação.

Os catecúmenos recebem em momentos especiais:

A acolhida, onde são recebidos pela igreja que os recebem de braços abertos e também em toda a comunidade em suas celebrações.

O Credo que com este momento onde fazem a profissão de fé assumindo a vontade de retornar a comunidade cristã e se fazerem filhos de Deus através dos sacramentos da iniciação Cristã de Adultos.

O Pai-Nosso que como os apóstolos pediram a Jesus para ensiná-los a rezar o catecumenato os movem com o suprassumo do que é mais santa das orações, a própria feita por Jesus Cristo nosso Senhor.

Também como um ato de graça a igreja registra os seus nomes no livro de acolhida. Também serão registrados no livro da paróquia, e após, na Curia Metropolitana para registro geral.

Após todos esses lindos momentos de graças e bênçãos os catecúmenos participaram de mais três momentos importantes para a conclusão dos vintes e seis encontros catecumenais e mais três de acolhida. Os três encontros que chamamos de escrutínios são sempre dentro da quaresma. No primeiro, segundo e terceiro domingo da quaresma os catecúmenos participam de celebrações especiais voltadas para o itinerário da catequese catecumenal.

Depois, no Domingo de Ramos, terão um retiro onde se prepararão para no Sábado de Aleluia (Sábado Santo), receberem o Sacramento ou Sacramentos conforme a necessidade de cada um.

Por Ademir Muraro | Coordenador do Catecumenato | Paróquia São Braz

Fotos Paula Doeringue | Pascom | Paróquia São Braz