São Braz acreditou no poder da oração e assim se tornou santo.

Como já é tradição há quase 50 anos em nossa comunidade, celebramos neste domingo, 3 de fevereiro, o dia do nosso padroeiro São Braz. A Santa Missa, presidida pelo nosso pároco, Padre Juarez Rangel, e transmitida ao vivo pela TV Evangelizar contou com a participação expressiva do povo de Deus, que intercedeu ao bispo e mártir pela proteção contra os males
da garganta e outras doenças, além de celebrar a Sagrada Eucaristia instituída por Jesus Cristo.
Durante sua homília, o padre Juarez falou sobre a história de vida do Santo Braz, que vai muito além do famoso episódio conhecido pela maioria dos cristão, em que salvou um menino prestes a morrer com uma espinha de peixe presa em sua garganta.

“São Braz nasceu em Sebaste, na Armênia, região onde, atualmente, está localizada a cidade de Sivas, na Turquia. Se formou médico e atendendo a um chamamento de Deus, se tornou um eremita, desenvolvendo um grande dom de cura e passando a ser cada vez mais conhecido na comunidade local”, explicou o padre durante a celebração.

O próprio povo de Deus daquela região, segundo o pároco, o aclamou Bispo, mesmo Braz sequer ter passado pela formação de padre à época. “Após terminar os estudos e se tornar padre, ele foi aclamado bispo. Perseguido pelos romanos, foi preso e quando estava a caminho do seu martírio, uma mãe o procurou desesperada com seu filho prestes a morrer. E ali, por meio da oração, São Braz salvou vida do menino, praticando o milagre pelo qual ficou conhecido na história”, detalha Juarez.
E assim, o presidente da celebração finalizou a sua homília destacando a importância de confiar no poder da oração. “São Braz era médico. Mas tamanha era sua fé, que por meio de sua oração, salvou a vida da criança. Por isso, vamos nos lembrar do poder da oração, confiando a Deus o destino das nossas vidas”, finalizou padre. Ao final da Santa Missa, a
comunidade formou grandes filas para receber a benção da garganta com as velas abençoadas. O povo de Deus ainda desceu ao Centro de Evangelização da Paróquia, para celebrar o dia do nosso padroeiro com o tradicional churrasco preparado pelos leigos e leigas da nossa comunidade.

Por Lucas Karas | Pascom | Paróquia São Braz