Como vencer os desafios?

Neste Pós Encontro do mês de Junho, acolhemos na nossa comunidade o casal Roberlei e Luciana, com o tema “Como vencer os desafios? Combater o bom combate para alcançar a coroa da justiça.”. Tema muito relevante, afinal, nos tempos desafiadores em que vivemos, informação e diálogo são instrumentos para seguir nossa jornada.
Em sua reflexão, Roberlei trouxe os seguintes textos bíblicos:

Atos dos Apóstolos 9, 1 – 19

2 Timóteo 4, 6 – 8

Jonas 1, 1 – 16

Sintetizando estes textos, somos convidados a aceitar nossos desafios, cada irmão e irmã são singulares, assim como as nossas jornadas, e por mais simples, humildes e pecadores, o próprio Deus, assim como escolheu Pedro e Paulo, ele nos escolheu também para passar o Evangelho adiante. Roberlei ressalta: “Deus escolheu Paulo, ainda quando este se chamava Saulo. Dá mesma maneira nós fomos escolhidos pelo Senhor, para nossas missões, em nossas famílias, em nossas pastorais, para Evangelizar, mesmo aqueles que não estão em águas profundas na missão. Prova disso é que Jesus utiliza Ananias para a conversão de Saulo. Ananias era um homem simples e humilde assim como nós, diante de Deus, todos somos importantes e a messe do Senhor precisa de operários, precisa de nós”.
Ainda nas nossas vidas, no trabalho, no cotidiano, vemos muitas situações difíceis como a falta de gentileza e de caridade, onde não ser íntegro, honesto parece ser melhor. Isso é um pensamento retrógrado, está ultrapassado. Mesmo com essas tempestades não devemos remar contra a maré, devemos seguir em frente, pois Deus está conosco. Paulo não era idoso, não era doente, mas já em sua carta a Timóteo proclamava uma das mais belas provas de fé, pois era perseguido: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia”. Que nós também tenhamos quando nossa carreira se encerrar na terra das criaturas, a graça de alcançar a coroa da justiça na terra do Criador, e para isso que sigamos combatendo o bom combate.
Para seguir com a nossa missão, para vencermos os nossos desafios, devemos também avaliar o por que determinada situação não progride. Os problemas não saem da nossa vida, devemos buscar ajuda de benfeitores se este for o caso, para aqueles problemas que não saem do nosso barco. Devemos fazer como os marinheiros fizeram com Jonas, que foi jogado para fora da embarcação, pois estava próxima de se despedaçar pela tempestade, ao joga-lo a tempestade cessou. Devemos também nós jogar para fora e mais do que isso, refletir sobre o preço para entrar na nossa embarcação, qual o preço para entrar na nossa vida? Quem é o Jonas que está na nossa vida? Não podemos deixar no porão quem causa tempestades. O mar é Deus, nós somos o barco, que sigamos nossa jornada e enfrentemos nossos desafios com as velas abertas.
Agradecemos ao Roberlei e a Luciana pelo seu sim, e pedimos para que São Braz interceda e proteja suas vidas, seu lar, sua família e seus trabalhos.

O Pós Encontro de Julho será na terça-feira, dia 12, às 20h.

Por Evandro e Lucimara | ECC | Paróquia São Braz

Fotos Zilda Barbarine | Pascom | Paróquia São Braz

Misericórdia

No domingo após a Páscoa celebramos o dia da Misericórdia.

Bênção dos Alimentos

No último sábado aconteceu a Bênção dos Alimentos na Matriz, Capela Jesus Cristo Ressuscitado e Capela Sagrada Família.