Sábado Santo: uma Noite de Luz

Sabemos que a Quaresma é marcada por duas omissões litúrgicas distintas. Omite-se, durante os 40 dias, o Glória e o Aleluia. O Glória é um hino que representa para nós, cristãos católicos, a vinda do Senhor e a Igreja. E, por vivenciarmos um período de angústia e purificação, o mesmo é omitido durante as Celebrações Quaresmais. Assim acontece com o “Aleluia”, sua expressão significa “Louvai ao Senhor” e, pelo período de lamentações, não presenciamos tal expressão. Com alegria, no Sábado de Aleluia, as omissões deixam de existir e celebramos a vinda de Cristo Ressuscitado, louvando-o.

No Sábado Santo celebramos o anúncio da Páscoa do nosso Senhor Jesus. A Celebração também é chamada de Vigília Pascal e a mesma se desenvolve em quatro etapas. Primeiro, celebramos a Liturgia da Luz em que há a Benção do Fogo e se acende o Círio Pascal, expressando a luz de Cristo, marcada pelas letras gregas Alfa e Ômega, com o significado de que “Deus é o princípio, meio e fim”. No último sábado, iniciamos a Vigília Pascal no Centro de Evangelização e, após a Benção do Fogo, nossa paróquia seguiu em procissão com o Círio Pascal até a porta da Igreja para darmos continuidade na próxima etapa da celebração: a Liturgia da Palavra.

Nesta segunda etapa são realizadas sete leituras do Antigo Testamento, intercaladas por salmos e orações e, após o Glória, é realizada uma leitura do Novo Testamento. A terceira etapa conta com a Liturgia Batismal para relembrarmos os ensinamentos da Páscoa, é feita a benção da água e a renovação das promessas do batismo. Como de costume, os catecúmenos da Paróquia São Braz recebem os Sacramentos neste dia e nesta etapa, os que ainda não foram batizados recebem o batismo em sinal de comunhão com a Igreja de Cristo. Ainda, além de alguns catecúmenos receberem este sacramento, também é o momento de receberem o sacramento do Crisma, confirmação do batismo. Toda a comunidade presenciou os sacramentos dos 23 catecúmenos, estes que passaram pelo processo de crescimento na fé, de forma gradual e permanente, dizendo sim à Iniciação Cristã.

A última etapa é o momento mais importante da noite, a Eucaristia, celebração do corpo e sangue de Jesus. É também o momento em que os catecúmenos recebem Jesus pela primeira vez, aqueles que ainda não o receberam. Relembrando a morte e ressureição de Jesus Cristo, participamos da renovação deste sacrifício.

A ressurreição de Jesus torna o Sábado Santo uma Noite de Luz!

Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá”. (João 11, 25).

Por Paula Doeringue | Pascom | Paróquia São Braz

Fotos Denise Lafraia | Pascom | Paróquia São Braz

Catecumenato | Retiro

Neste domingo, os catecúmenos de nossa Paróquia participaram do retiro que encerrou a preparação dos mesmos, para receberem os Sacramentos da Iniciação Cristã.

Domingo de Ramos

Neste domingo os fiéis foram convidados ao Centro de Evangelização para dar início à celebração do Domingo de Ramos.