Domingo de Ramos: o que representa para nós cristãos?

Jesus percorre Jerusalém sabendo que teria que dar sua vida para cumprir o que foi escrito pelos profetas. Passando por vários lugares e cidades, chega a Jerusalém e é recebido pelos peregrinos que estavam presentes para a festa da Páscoa. Então, eles saudaram Jesus com ramos de oliveira e também com suas próprias roupas. Eram os recursos da época. Falavam “Hosana filho de Davi”. Alguns dias adiante, o povo de Jerusalém irá condenar Jesus gritando em alta voz “Crucifica-o, crucifica-o”. Jesus inicia aí a redenção dos nossos pecados.

Os Ramos

Nos dias de hoje em celebrações mais significativas usamos o turibulo com sementes de incenso para que as nossas súplicas e pedidos de ajuda ou de agradecimento subam até o céu. O mesmo deve ser feito com os ramos de palmeiras ou oliva. Nos momentos difíceis ou de agradecimento, devemos queimá-los para que nossas intenções sejam elevadas a Deus através da fumaça. Os ramos abençoados neste dia se tornam um amuleto de agradecimento e cura para as enfermidades físicas e mentais.

Também é comum os ramos serem queimados durante tempestades como forma de proteção. Essa tradição teve início pelos colonos que cultivavam lavouras que eram o sustento das famílias. Durante as tempestades as famílias queimavam os ramos pedindo que as plantações não fossem prejudicadas.

Os ramos devem ser respeitados, pois são de muita ajuda quando acreditamos e colocamos neles a nossa fé.

São Braz

Na Paróquia São Braz houve Missa no sábado às 19h e no domingo às 7h30 e 19h que tiveram início na frente da igreja com a Bênção dos Ramos. A celebração dominical das 9h30 teve início no Centro de Evangelização com bênção dos ramos e procissão até o templo. Os atores do Ministério de Teatro encenaram o povo de Jerusalém que saudou Jesus com os ramos.

Ministério de Teatro

No final da celebração, a equipe do Ministério de Teatro se uniu em torno do Sacrário. Padre Juarez os abençoou para que exerçam com maestria o trabalho de representar Jesus nesta Semana Santa.

Por Ademir Muraro | Pascom | Paróquia São Braz

Fotos Denise Lafraia e Graciele Muraro | Pascom | Paróquia São Braz

Catecumenato | Retiro

Neste domingo, os catecúmenos de nossa Paróquia participaram do retiro que encerrou a preparação dos mesmos, para receberem os Sacramentos da Iniciação Cristã.

Domingo de Ramos

Neste domingo os fiéis foram convidados ao Centro de Evangelização para dar início à celebração do Domingo de Ramos.