Espírito Santo, o ilustre desconhecido

O palestrante do Pós-Encontro do ECC – Encontro de Casais com Cristo – do mês de junho foi o Padre Fabiano Dias Pinto e o tema abordado: “Pentecostes e os dons do Espírito Santo”. Padre Fabiano é Reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos.

Você pode assistir a Live completa do Pós-Encontro no Facebook da Paróquia São Braz.

Jo 3, 5 – 8 | Respondeu Jesus: “Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, o que nasceu do Espírito, é espírito. Não te maravilhes de que eu tenha dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer; ouve-lhes o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito”.

O Espírito Santo é a pessoa de Deus mais desconhecida. Nós conhecemos a Deus por meio de Jesus Cristo. Não vemos o Espírito Santo, mas podemos senti-lo. Há quem o confunda com um santo. “Mas isso não existe. O Espírito Santo é o próprio Deus e não pode continuar sendo uma pessoa desconhecida para nós”, afirma Padre Fabiano.

Nós, cristãos, fazemos sempre o Sinal da Cruz: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Deus Pai criador, Deus Filho que nos salvou e Deus Espírito Santo que continua agindo sobre nós.

A Bíblia tem diversas referências ao Espírito Santo. Seguem algumas para reflexão:
1Co 12, 3
Jo 3, 5 – 8
Gl 3
Ef 1, 13
Rm 8, 15
1Pd, 4

Depois de compreendermos a presença e ação do Espírito Santo, precisamos receber seus dons. “A vida do cristão é sustentada pelos dons do Espírito Santo”, recorda o sacerdote.

Padre Fabiano indica uma canção para que os 7 dons do Espírito Santo sejam compreendidos.

“Encerramos esse encontro convidando todos a terem sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade, temor de Deus. Que todos nós não tenhamos medo de Deus, mas o temor de Deus que significa amar a Deus como convém, porque fomos feitos para amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos. E isso só conseguimos com a ação do Espírito Santo”, concluiu o palestrante.

O ECC agradece a presente do Padre Fabiano. Deus o abençoe.

Por Graciele Muraro | Pascom | Paróquia São Braz

Fotos Denise Lafraia Silveira | Pascom | Paróquia São Braz

Misericórdia

No domingo após a Páscoa celebramos o dia da Misericórdia.

Bênção dos Alimentos

No último sábado aconteceu a Bênção dos Alimentos na Matriz, Capela Jesus Cristo Ressuscitado e Capela Sagrada Família.