“Catecumenato” – Catequese de adultos

O “catecumenato” é um processo que na igreja costumamos chamar de Iniciação Cristã para Adultos, e que na Igreja Católica é marcado pelos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Confirmação (Crisma).
Quando uma criança nasce, logo a igreja pede que seja batizada. Esse sacramento é de total vontade dos pais. Conforme a criança vai crescendo e seguindo na catequese, também firma os demais sacramentos, chamados sacramentos da Iniciação Cristã. Já a Crisma é o sacramento que o próprio jovem decide se quer fazer, por isso é chamado de Confirmação. Assim, ele assume o sacramento de sua própria vontade, já que quando criança o batismo foi assumido pelos pais e padrinhos.
Mas por vários motivos, alguns jovens passaram por esta etapa e nenhum sacramento foi ministrado. Vendo a necessidade e também despertando a vontade de receber os sacramentos, procuraram a igreja.
O catecumenato tem várias etapas:
“Primeiro tempo | Pré-catecumenato: momento de acolhida, quando acontecem os primeiros contatos com o candidato e o anuncio querigmático;

Primeira etapa | Celebração de entrada no catecumenato: quando o candidato é acolhido na comunidade como catecúmeno;

Segundo tempo | Catecumenato propriamente dito: é o tempo especial para a catequese, acompanhado de algumas celebrações próprias;

Segunda etapa | Rito de eleição: o catecúmeno, depois de um processo de preparação, é acolhido para a recepção dos sacramentos;

Terceiro tempo | Publicação e iluminação: é dedicado a preparar de modo mais intenso o espirito e o coração do eleito, levando-o à conversão e à vida interior;

Terceira etapa | Celebração de recepção dos sacramentos de iniciação cristã: os três sacramentos são conferidos aos batizados, evidenciando-se sua unidade (momento mais indicado é a vigília Pascal);

Quarto tempo | Mitologia: tem a finalidade de aprofundar o mistério pascal e de enfatizar a inserção na comunidade”.
(Fonte Catequese Catecumenal subsidio para catequistas)
A Paróquia São Braz trabalha em consonância com a Arquidiocese de Curitiba preparando pessoas adultas para recebem o sacramento ou sacramentos que faltam para completar a Iniciação Cristã.
Todos os anos dezenas de jovens e adultos se preparam para este momento, sentindo a necessidade de participar desta linda festa onde o Espírito Santo derrama benções na vida destas pessoas.
Pedimos a você que não tem os sacramentos, ou parte deles, que procure a sua Paróquia ou Capela, e faça a inscrição para realizar ou completar os sacramentos da Iniciação Cristã.
Catecúmenos receberam os Sacramentos
No dia 04 de maio tivemos uma linda celebração, onde doze dos quinze catecúmenos de nossa comunidade receberam seus Sacramentos (três, por motivo de força maior, o fizeram antecipadamente).
Queremos agradecer a toda comunidade que apoiou estes jovens na caminhada catecumenal em direção aos sacramentos. Que o Espírito Santo derrame as bênçãos sobre a nossa Paróquia, em especial aos catecúmenos, seus padrinhos e familiares, para que tenham perseverança nesta caminhada.
“Nunca ore suplicando cargas mais leves, e sim ombros mais fortes” – Philips Brooks.
“Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo o que plantamos”- Provérbio Chinês.

Por Ademir Muraro | Pascom | Paróquia São Braz