“Convertei-vos e crê no Evangelho”

Na Quarta-feira de Cinzas iniciamos o tempo quaresmal, que nos prepara para a Páscoa de Jesus.
O Evangelho de Mateus 6, 1 – 6, 16 – 18, nos recomenda a esmola (caridade), oração e jejum durante a Quaresma.
“Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu. Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, irá recompensar-te. Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas., para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, te recompensará. (…)
Quando jejuardes, não tomeis um ar de triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já recebam sua recompensa. Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto. Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, te recompensará”.
Estas práticas devem nos ajudar a preparar o coração para a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.  A imposição da Cinza é para nós sinal de conversão, humildade, pois para seguir a Cristo é necessário se livrar de toda vaidade, prepotência. Devemos nos fazer pequenos, pois somente diante do amor de Deus nos fazemos grandes – “Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar”.
Como é preparada a Cinza?
A Cinza utilizada para marcar a face é o resultado da queima dos ramos do Domingo de Ramos do ano anterior.
Cinzas na Pandemia
Durante a pandemia o rito da imposição das Cinzas foi modificado. O sacerdote ou ministro deixará a Cinza cair sobre a cabeça do fiel sem tocar nele.
Missas na Paróquia São Braz
Em nossa comunidade as Santas Missas serão às 9h30, 15h e 19h, sendo a última transmitida ao vivo no facebook da Paróquia São Braz. Agende sua participação na secretaria paroquial – 3024-1310.
Graciele Muraro | Pascom | Paróquia São Braz