ECC – Direcionamento espiritual para enfrentar os tempos de pandemia

Após alguns meses de interrupção por conta da pandemia, o ECC – Encontro de Casais com Cristo – voltou com a programação mensal de palestras. O Pós-Encontro deste mês teve como tema “Direcionamento espiritual para enfrentar os tempos de pandemia”, com o palestrante Diácono Alex Sandro Franco de Souza, que atua na Paróquia São José de Vilas Oficinas, no Cajuru. A palestra foi online e totalmente interativa, com o Diácono respondendo as dúvidas dos participantes.
O direcionamento espiritual trata-se de termos o auxílio de alguém em que confiamos para dialogar no dia a dia, buscando a santidade. Ter a ajuda de um acompanhador é assumir com humildade as nossas falhas e buscar orientação, seguindo os passos de Jesus. Essa pessoa pode ser um Padre, uma Religiosa, um Diácono ou mesmo qualquer cristão batizado que tenha conhecimento profundo do catecismo, do evangelho e da vida dos santos, que são exemplos para todos nós.
O Diácono Alex Franco salienta que a direção espiritual é diferente da confissão. O direcionamento é uma conversa em que o objetivo é orientar a pessoa a seguir o melhor caminho em determinada situação. Já a Confissão é um Sacramento onde vamos, diante do sacerdote, assumir nossos erros e buscar a reconciliação com Deus.
Nestes tempos de pandemia em que nos afastamos fisicamente da igreja, o Diácono indica uma rotina de oração, usando a tecnologia a nosso favor para estarmos “nos abastecendo de Deus”. Acompanhar a transmissão da Santa Missa pela televisão, assistir Lives de formações, trocar ideias com amigos pelo telefone, são algumas dicas, tudo para mantermos em dia a saúde espiritual.
A Paróquia São Braz agradece a presença do Diácono Alex Franco. Que Deus abençoe sua missão.
Diácono Alex Franco com o casal do ECC Alex e Kelly.