Início do Tríduo Pascal e Missa da Ceia do Senhor

Celebramos nesta quinta-feira, dia 09, o início do Tríduo Pascal. Na Paróquia São Braz a Missa da Ceia do Senhor, Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, e Cerimônia do Lave-Pés teve início às 20h, e foi transmitida ao vivo no facebook da paróquia. Na igreja apenas o Sacerdote, Padre Juarez, e a equipe de serviço. Porém a igreja não estava vazia, pois os paroquianos estavam conectados, em seus lares, mas ainda assim, unidos em oração.
Durante a homilia Padre Juarez refletiu sobre a última Ceia e única Missa que Jesus celebrou. Cristo repetiu a Ceia Judaica, mas agora o cálice é seu próprio Sangue e o cordeiro, seu próprio Corpo. Ao falar sobre a Sagrada Comunhão em tempos de isolamento, nosso pároco fez uma analogia ao que nossa mãe Maria viveu naquele mesmo dia. Jesus chamou os 12 apóstolos para um cômodo, no andar superior, onde comungaram e foram ordenados. Maria não estava junto deles, estava no andar abaixo, portanto não recebeu a Pão da Vida. “No dia da Instituição da Eucaristia você está privado de receber a Comunhão. Hoje estamos unidos a Mãe, vivendo essa realidade”, ressaltou Padre Juarez.
Naquele tempo, lavar os pés era a função dos escravos. No entanto, Jesus lavou os pés de seus discípulos durante a Ceia, traduzindo em um gesto concreto o papel do sacerdote: o de servir.
No final da Santa Missa houve um minuto de Adoração ao Santíssimo. A comunidade segue em oração, de suas casas, até às 15h, quando acontece a Celebração da Paixão do Senhor.