Catecúmenos iniciam preparação final para receber Santos Sacramentos

Com a chegada da Quaresma, inicia-se um período muito importante para os fiéis que participam do Catecumenato -catequese para adultos – da nossa Paróquia São Braz. Eles, que se prepararam para receber os sacramentos do Batismo, Eucaristia e/ou Crisma, passarão pelos escrutínios durantes os dias em preparação à Páscoa. Neste último domingo, na Missa de 7h30, eles participaram da Celebração da Eleição, em que foram apresentados para a comunidade.
De acordo com o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA), são celebrados pelo Padre ou Diácono três escrutínios durante esse período, na Missas Dominicais, sempre na presença da comunidade. “Durante este tempo, os catecúmenos são objeto de uma preparação interior mais intensa. Esta tem mais em vista o recolhimento espiritual do que a catequese, e destina-se à purificação do coração e da mente, através do exame de consciência e da penitência, e à sua iluminação por meio do conhecimento mais aprofundado de Cristo Salvador”, afirma o documento [1].

Após os escrutínios, os catecúmenos estão prontos para receber os sacramentos durante a Santa Missa do Sábado Santo, que encerra o Tríduo Pascal, celebrando a ressurreição de nosso senhor Jesus Cristo. Confira abaixo as datas dos escrutínios para poder acompanhar a preparação desses fieis:
 1º Escrutínio: 3º Domingo da Quaresma – 15/03, às 7h30;
2º Escrutínio: 4º Domingo da Quaresma – 22/03, às 7h30;
3º Escrutínio: 5º Domingo da Quaresma – 29/03, às 7h30
Retiro Espiritual: 05/04 (apenas para os catecúmenos)
Celebração dos Sacramentos da Iniciação Cristã: Sábado Santo – 11/04, às 19h.
SOBRE O CATECUMENATO
Conhecido como a “Catequese dos Adultos”, o Catecumenato é uma oportunidade de iniciação na vida Cristã que a Igreja oferece para jovens e adultos que não receberam os sacramentos do Batismo, Eucaristia e/ou Crisma. O período de formação dura aproximadamente um ano sendo iniciado e encerrado durante o período da Quaresma. Caso você tenha interesse em receber os sacramentos faltantes na sua vida – ou conheça alguém com essa realidade -, entre em contato com a Secretaria Paroquial para mais informações: 3024-1310. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.