ECC – Maria em Nossa Vida

Os casais do ECC – Encontro de Casais com Cristo tiveram uma noite especial ontem. Nesta terça-feira (10) os participantes do último Pós-Encontro de 2019, além de conversarem sobre Nossa Senhora, também receberam a oportunidade de olhar para seu cônjuge, abraçá-lo e dizer o quanto ele/ela é importante. Gestos simples, mas muitas vezes esquecidos no matrimônio.
O tema do encontro de dezembro foi “Maria em nossa vida”, apresentado pelo diácono Valmir Lafraia. O diácono discorreu a respeito do evangelho de Lucas 1, 26 – 45 sobre a anunciação do nascimento de Jesus e a visita de Maria à sua prima Isabel.
Quando o anjo faz a proposta a Maria, ela aceita sem questionar. E sabendo da situação de sua prima Isabel, vai até uma região montanhosa visitá-la. O que essa passagem ensina? Maria é exemplo de fé, humildade, misericórdia. Ela é dócil, compassiva. Nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-11), ela não era parente dos noivos, e ainda assim se preocupou. “Nós torcemos pelos outros? Quais as características de Maria que fazem parte da nossa vida, do nosso matrimônio?”, questionou Valmir.
Maria não virou as costas, não julgou aqueles que maltrataram Jesus. Ela os aceitou nas suas imperfeições. Ela teve mansidão e esperou o tempo de Deus. O anjo não pediu que Maria fosse visitar Isabel. No entanto, ela sabia que a prima precisava de ajuda por já ter idade avançada e se colocou a serviço. Valmir alertou os casais para que fiquem atentos as pessoas ao redor que precisam de apoio. “Talvez a pessoa que mais precisa da sua ajuda dorme com você”, disse.
Outro ponto que chama atenção no evangelho foi a presença de Maria ter deixado Isabel “cheia do Espírito Santo”. E aí fica a pergunta: o que você provoca nas pessoas ao visitá-las? Nossa Senhora levava a paz, pois a paz estava dentro dela. “Precisamos deixar Maria entrar em nossas vidas. Não existe quem diga que Nossa Senhora o abandonou. A mansidão dela precisa voltar para o seu relacionamento”, conclui Valmir.
No final do encontro, os casais receberam a bênção com o Santíssimo Sacramento, momento único e íntimo com Deus.
.