Temperamentos: conhecer para melhorar a harmonia da família

Seguindo o cronograma da Semana da Família 2019, nesta terça-feira (13/08) houve a Santa Missa com bênção especial às famílias. Após a celebração, Daniela e Ricardo Garcia, casal convidado pelo ECC – Encontro de Casais com Cristo, falou sobre o tema “Temperamentos: conhecer para melhorar a harmonia da família”.
A comunicação é a base para que haja a harmonia em nossos lares. Portanto, é necessário conhecer o temperamento do cônjuge, filho ou familiar. Percebendo e compreendendo o outro, a comunicação se torna mais eficaz.
Neste sentido, Daniela e Ricardo apresentaram quatro tipos de temperamentos: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático. Cada um deles possui pontos fortes e fracos.
Sanguíneo – Pontos fortes: são comunicativos, resilientes, adaptáveis e entusiastas. Pontos que precisam ser trabalhados: impulsividade falta de atenção, superficialidade e exagero.
Fleumático – Pontos fortes: são equilibrados e confiáveis. Pontos que precisam ser trabalhados: lentidão, resistência às mudanças e indecisão.
Colérico – Pontos fortes: determinação, habilidade de liderança e praticidade. Pontos que precisam ser trabalhados: egocentrismo, intolerância e impaciência.
Melancólico – Pontos fortes: lealdade, dedicação e sensibilidade. Pontos que precisam ser trabalhados: egoísmo, pessimismo e inflexibilidade.
Daniela e Ricardo lembram que nenhum temperamento é ruim, eles apresentam apenas características diferentes. E destacaram também que no dia a dia o casal pode (e deve!) se ajudar em relação aos pontos que precisam ser trabalhados, mesmo sendo de temperamentos diferentes. “Precisamos entender o outro sem julgamento”, explicou Ricardo. E acrescentou: “Eu devo ser a luz do Espírito Santo no ponto fraco do meu próximo”.