Palestra: “O fruto do amanhã depende da semente plantada hoje”

Seguindo a programação da Visita Pastoral, no último domingo (21), às 15h, Dom Amilton Manoel da Silva, bispo-auxiliar de Curitiba, se encontrou com os catequizandos, acólitos, coroinhas, adolescentes, jovens e famílias de nossa paróquia. Foi um momento bastante especial para todos os presentes que puderam ouvir suas sábias palavras.

No encontro, Dom Amilton salientou a importância dos jovens na igreja. “A juventude é a alegria da igreja”, disse. Mas existem jovens com coração velho, tristes, cheios de mágoa, entregues aos vícios. Jovens que muitas vezes caminham em más companhias. Mas nosso Bispo foi claro: “o verdadeiro amigo é Jesus. Ele é o caminho”.

Após assistir um vídeo sobre a parábola do semeador, o seminarista Felipe Batista deu uma pequena catequese sobre o tema. Então as crianças e jovens participaram de uma dinâmica. Em um primeiro momento Dom Amilton foi convidado a semear, de forma simbólica, sementes de amor perfeito na terra produtiva. Este ato simbolizou o próprio Jesus na pessoa do Bispo, semeando em nós a Palavra, e nós, comunidade, crescendo e gerando bons frutos.

Em um segundo momento foi trabalhado com as crianças e jovens que para uma planta crescer ela precisa ser regada diariamente. Trazendo esta tarefa para nossa vida cristã, a água da vida simboliza ir à missa, participar da vida pastoral, rezar, ajudar o próximo, ir a catequese por amor e não por obrigação, entre outras atividades que agradam a Deus. E por fim, quando a semente gerar bons frutos, ela precisa ser compartilhada. Precisamos dividir com o próximo o que há de melhor em nós.

.