Fone: 41 3024-1310 - Whastapp 41 99534-8265
Sexualidade Conjugal

Na última terça-feira (11), aconteceu a Palestra sobre Sexualidade Conjugal, com Liliane Martinez Nabhan, promovida pelo ECC – Encontro de Casais com Cristo. Os encontros mensais abordam temas pertinentes ao matrimônio, sempre com palestrantes convidados. Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.

Atualmente a gíria “nude” está em alta. Alguns casais trocam imagens despidos para apimentar a relação. Mas será que este ato agrada a Deus? Tudo lhe é permitido, mas nem tudo lhe convém! “A intimidade antes de estar na cama, precisa estar na mesa”. Com essa frase Liliane enfatizou a questão do diálogo entre o casal, não apenas sobre assuntos aleatórios do dia a dia, mas também em relação à vida sexual. “Marido e esposa desnudam o corpo, mas não desnudam a alma”, alertou ela.

O Sacramento é um sinal da presença de Deus. No Sacramento da Eucaristia Jesus vivo se faz presente, e da mesma forma no Sacramento do Matrimônio. E a sexualidade, criada perfeitamente por Deus, é parte importante da vida conjugal. A sexualidade e a oração estão intimamente ligadas.

Liliane destacou ainda que o amadurecimento das práticas do casal cristão é um processo que envolve estudo e discernimento. Para isso ela indica a literatura sobre a Teologia do Corpo, assunto abordado por  São João Paulo II em inúmeras catequeses.

‘Teologia do Corpo, um importante capítulo da antropologia teológica e moral familiar da Igreja Católica. Trata-se de uma resposta suscitada pelo Espírito Santo à crescente onda de ideias e práticas que, em sua essência, acabam por destruir a família,  matrimônio e a própria dignidade humana.

Só o corpo, afirma o Papa, “é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino”; ele “foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério oculto desde a eternidade em Deus e assim ser sinal dele”. Eis aí a intuição fundamental de suas catequeses’. Padre Paulo Ricardo.

Literatura indicada:

Homem e Mulher o Criou - Catequese Sobre o Amor Humano - João Paulo II (Literatura mais densa que deu origem as duas obras abaixo citadas. Estas, de mais fácil compreensão).

Chamados ao amor: A teologia do corpo segundo João Paulo II - Carl A. Anderson, José Granados García.

Teologia do Corpo para iniciantes - Edição São João Paulo II - Christopher West.

Catecismo da Igreja Católica.

.

Indique a um amigo