Fone: 41 3024-1310 - Whastapp 41 9 9945-5606
Misericórdia

No domingo após a Páscoa, celebramos o dia da misericórdia. O que vem a ser esta “misericórdia” e por que no domingo depois da Páscoa?

Ao lermos e relermos a Santa Palavra, sempre iremos aprender algo novo. Vejamos na passagem sobre a morte e ressurreição de Cristo, que Ele viveu vários momentos de misericórdia. O que aconteceu com Pedro, homem de confiança do Mestre, quando Jesus estava sendo julgado e flagelado indo ao caminho do calvário? O discípulo o traiu por três vezes, conforme está escrito no evangelho de Lucas 22,31-34. No entanto, Jesus perdoa Pedro por um ato de misericórdia.

Os soldados flagelaram Jesus, o conduziram até o calvário e o crucificaram. Cuspiram, arrancaram-lhe a barba e o pregaram na cruz. Zombaram e repartiram suas vestes. Mas Jesus disse: “Pai perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”.

Jesus poderia ter pedido ao Pai Celeste que castigasse todos os que o traíram, machucaram, torturaram, negaram e o mataram. Contudo, a misericórdia de Jesus foi maior do que a vingança.

Qual o legado que Ele deixa para os cristãos? Não tão distante de nós vemos alguns filhos de Deus levando uma vida difícil, com a fome e as intempéries. Sofrendo com um pequeno cobertor ou mesmo um pedaço de papelão fazendo de coberta em noites frias. Quantas vezes notamos esse sofrimento e nada fizemos. Neste momento nos faltou a misericórdia. Apenas a compaixão não se torna suficiente. É necessário agir, tomar uma atitude e envolver-se de maneira direta, colocando a “mão na massa”. Este é apenas um exemplo.

Na passagem do Bom Samaritano Lc, 30 - 37, o homem para, acolhe e usa da misericórdia. Os que passaram antes só tiveram compaixão.

Dicas de leitura sobre a misericórdia

Diário: A Misericórdia Divina na minha alma. Santa Ir Maria Faustina Kowalska

História de uma alma. Santa Terezinha do Menino Jesus