Fone: 41 3024-1310 - Whastapp 41 99534-8265
ECC - Diálogo: A arte de construir pontes

Na última terça-feira (14) a família ECC – Encontro de Casais com Cristo –  e a comunidade de São Braz recebeu Gilseanne Carla Machado Rossi  e Alexandre André Rossi. O casal faz parte do Movimento de Schoenstatt e durante o encontro compartilhou com os presentes sobre o tema “Diálogo: A arte de construir pontes”.

O primeiro ponto destacado por eles foi sobre um objeto que está presente na vida da maioria das pessoas: o celular. Este aparelho tem se tornado uma barreira para as famílias. “A tecnologia não é ruim. O uso que fazemos é ruim”, explicou Alexandre. É importante que os casais estejam atentos e não permitam que o diálogo familiar seja suprimido pelo uso do celular.

Mas o que é o diálogo? Homens e mulheres se comunicam da mesma forma? Segundo Alexandre, dialogar é comunicar ao outro o que está dentro de mim. Porém, homens e mulheres são diferentes, tem características distintas e, portanto, precisam se conhecer inclusive psicologicamente para que o diálogo seja efetivo.

Segundo pesquisas a mulher tem a psicologia voltada para as pessoas. Já a psicologia do homem está voltada para a razão. “Cada um tem o ponto forte onde o outro tem sua fraqueza e isso torna o casal completo”, esclareceu Alexandre.

Para que o diálogo seja eficaz é necessário se comunicar em quatro dimensões: física (instintos), racional (inteligência, vontade), afetiva (sentimentos, emoções, paixões) e sobrenatural (alma). Dominando estas dimensões, o casal deixa de apenas conversar e passa a dialogar e para isso é necessário do ser integral. É necessário que toda atenção esteja voltada a comunicar ao outro o que existe em seu íntimo, e que o ato seja recíproco.

O ECC e a Paróquia São Braz agradecem ao casal Alexandre e Gilseanne pela partilha. Lembrando que as palestras mensais providas pelo ECC são abertas para toda comunidade. Participe!

.

.

.

Galeria de Fotos

 
Indique a um amigo