Fone: 41 3024-1310 - Whastapp 41 99534-8265
2º Workshop Pastoral

União, diversão e aprendizado. Com essas três palavras podemos definir o 2º Workshop Pastoral. Realizado na manhã do último sábado (28), no Centro de Evangelização, o evento reuniu mais de 30 crismandos que tiveram a oportunidade de conhecer e praticar um pouco do trabalho realizado pelas pastorais, movimentos e comunidades da nossa Paróquia. “Neste ano, decidimos fazer um formato diferente da primeira edição, realizada em 2018, e focar apenas nos jovens. Para isso, contamos com novos e abençoados parceiros: o grupo de escoteiros Ilha de Brownsea, que foram essenciais para a elaboração desse novo modelo”, explica o Padre Juarez. 
Divididos em cinco grupos, os crismandos tiveram que cumprir vários desafios para garantir os pontos que dariam a vitória para a sua equipe. Cada uma, inclusive, com uma cor que remetia a um santo da nossa Igreja: azul, do manto de Nossa Senhora das Graças; amarelo, da fita da túnica de Santa Luzia; verde, da túnica de Santo André; roxo da túnica de São João Batista e vermelho, da túnica São Tomé.
O desafio foi iniciado com a oração realizada pelo nosso pároco e com a divisão das equipes pelos escoteiros. Com os grupos prontos, foi hora dos crismandos iniciarem a visitação as 27 mesas das pastorais, movimentos e comunidades da nossa Paróquia. Neste momento, eles puderam conhecer o trabalho realizado por aqui e colher informações que seriam importantes para a obtenção de pontos durante a realização das tarefas, que viria na sequência. 
Terminada a visitação, foi iniciado o desafio “Aprendendo a Evangelizar”, uma série de objetivos que eles teriam que cumprir para acumular o maior número de pontos – afinal, eram 5.300 em disputa. Foram quatro grupos de tarefas: físico, que exigiu a capacidade de trabalhar em equipe; power, que exigiu capacidade de negociação de itens faltantes com os outros grupos; intelectual, em que eles tiveram que preencher um questionário de perguntas e respostas e as mímicas, em que eles deveriam identificar algumas pastorais através do mímico da sua equipe. No total, foram 27 tarefas disponíveis para eles executarem. 
“Foi muito interessante observar a estratégia de cada equipe. Enquanto alguns grupos escolheram iniciar pelas tarefas mais difíceis e deixar as mais fáceis para o final, outros priorizaram acumular pontos mais rápido e assim aproveitar o tempo”, conta Mauricio Lopes, coordenador do Grupo de Escoteiros Ilha de Brownsea. A verdade é que a disputa foi muito acirrada e o campeão venceu com uma diferença de apenas 50 pontos!
OS DESAFIOS
Essa é uma parte que com certeza vale um parágrafo à parte. Cada tarefa que eles tiveram que cumprir estava relacionada a alguma pastoral, movimento ou comunidade. No caso das Mensageiras das Capelinhas, por exemplo, os crismandos tiveram que montar e decorar uma capelinha! Do Cantinho da Misericórdia, o desafio era plantar 15 sementes de hortaliças que depois foram doados ao Cantinho da Misericórdia. Para a Pastoral da Animação, eles tiveram que criar uma música inspirada no Workshop. Na tarefa da Ação Social, os jovens tiveram que montar uma cesta básica e para o desafio da Pastoral da Criança, eles tiveram que montar uma balança com bambus e contrapeso, para “pesar” uma boneca. 
OS VENCEDORES
Depois de 1h30 executando os desafios propostos, conhecemos o grande campeão. Com 3.500 pontos, a equipe verde ficou em 5º lugar e assim como a equipe azul, que ficou em quarto com 3.550 pontos, ganhou um bombom com um marcador de páginas do Workshop. Em terceiro lugar ficou a equipe roxa, com 3.600 pontos conquistados – cada integrante levou para casa uma barra de chocolate. Em segundo lugar ficou a equipe amarela, com 3.950 pontos e garantir uma caixa de bombons para cada um da sua equipe. E, por fim, a grande campeã foi a equipe vermelha, com 4 mil pontos e que garantiu um vale pizza para cada um do grupo. 
ESPIRITUALIDADE E ESTÁGIO
Depois da comemoração com as equipes, reservamos um momento de espiritualidade, que foi comandada pelo diácono Valmir Lafraia. “Aqui vocês não encontraram nenhuma oferta de drogas, de prostituição ou de uma vida descuidada, mas sim um convite para seguir na Igreja, para nos ajudar na missão evangelizadora deixada por nosso Senhor Jesus Cristo”, falou Valmir. 
Depois desse momento de reflexão, os crismandos puderam visitar novamente as pastorais e decidir em quais desejariam realizar o estágio, em que terão a oportunidade conhecer mais a fundo o trabalho e também colocar a mão na massa durante alguns meses. Assim, quando receberem a crisma no ano que vem, poderão fazer uma escolha mais consciente, com um coração mais aberto, para seguir o trabalho na Igreja. 
AGRADECIMENTOS
A Paróquia São Braz, na figura do Padre Juarez, da Pastoral da Comunicação e da Pastoral Catequese, agradece a todos que ajudaram a fazer esse evento acontecer. Aos voluntários que acreditaram nesse projeto e passaram horas a fio dedicando seu tempo para formatar o melhor modelo possível. Aos escoteiros, que deram a luz necessária para evoluir o evento e promover uma excelente experiência para os jovens. À empresa Detalhes Produções, sempre parceira quando precisamos decorar um espaço, fornecendo e instalado os tecidos e deixando o evento ainda mais lindo. À Pizzaria Imperial, que tornou possível a ideia de dar um prêmio que chamasse a atenção de todos. Às farmácias DrogaRaia, que mais uma vez participaram do evento, realizando exames gratuitos de pressão sanguínea e glicemia para os presentes. E, finalmente, ao Conselho Pastoral Paroquial, na figura do coordenador Valmir Lafraia, e às pastorais, pelo apoio nos meses que antecederam o evento e pela presença no dia do Workshop. 
A todos, agradecemos do fundo do coração e desejamos que Deus possa abençoar particularmente a cada um. Juntos, fazemos uma Igreja em unidade e fortalecemos a missão de comunicar o amor que Jesus nos ensinou. 
A paz de Cristo esteja contigo!
.
.
.
.
.
.

 
Indique a um amigo