Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Página Inicial Voz do Pároco Liturgia Expediente Fale Conosco
 
 
Home | Pastoral da Liturgia

Instruções à Equipe de Liturgia Paróquia São Braz

Instruções importantes para a Equipe de Liturgia da Paróquia de São Braz
 
Toda a Equipe:
 
·     Chegar 30 minutos antes da celebração.
·     Ir até o altar, conferir o livro “Lecionário” com a leitura do dia.
  • Colocar a bata conforme a cor do dia, na dúvida no próprio folheto ou livro “Deus Conosco” é informado a cor do dia.
  • Ler as leituras com antecedência.
  • Evitar usar roupas inadequadas, como decotes, transparências, justas, etc.
  • Verificar a escala de leitores que será distribuída no dia da reunião e ficará no edital interno da igreja e também estará no site da paróquia www.paroquiasaobraz.com.br. Na página principal, basta clicar em "escalas" e depois selecionar "Liturgia".
  • Se por algum motivo você não puder comparecer no dia em que estiver escalado (a), em primeiro lugar deve entrar em contato com alguém do grupo para tentar ser substituído (a). Caso não consiga, favor entrar em contato com o comentarista do dia com antecedência para que esse contorne a situação previamente.
  • Arrumar um casal para levar as ofertas: poder ser jovens, senhoras, pai e filho, marido e mulher, apenas observar se não estão de chinelo e bermuda e sempre orientá-los que a procissão se inicia com o inicio do canto das oferendas, e sempre entregar o cálice com as hóstias para o padre que sempre fica do lado direito e as galetas de água e vinho para o ministro que fica do lado esquerdo. OBS: Tentar pegar sempre novas pessoas e não repetir sempre a mesmas na medida do possível.
  • Algo importante que também queremos deixar registrado: Liturgia é serviço a Deus, não estamos aqui para servir aos coordenadores, nem ao padre, e sim a Deus e ao próximo, por esse motivo, façamos esse serviço com amor, dedicação e humildade, sejamos tolerantes com os erros do próximo. Somos uma equipe de AMOR, onde não há lugar para fofocas, intrigas e boatos maldosos. Sabemos que situações difíceis irão surgir sempre, mas quando estamos unidos num único propósito, somos fortes e nada nos abalará!
 
             Leitores -      Na hora da missa
  • Na procissão de entrada, os leitores ficam do lado esquerdo da fila e quem fará as preces do lado direito. Ao chegar na frente do altar aguarda o padre e todos juntos fazem a genuflexão (perna direita)ou reverencia conforme o costume de cada padre, o padre deve ser o primeiro a subir ao altar depois os demais.
  • Os leitores antes de dirigir-se ao ambão para fazer a leitura, não devem esquecer de fazer a inclinação diante do santíssimo e na volta ao banco também.
  • Não precisa ficar nervoso (a) no momento da leitura, somente se levante calmamente para fazer a primeira leitura quando o comentarista começar a introdução inicial das leituras. O segundo leitor fará a segunda leitura logo em seguida do salmo, não será feita nenhuma introdução.
  • Se houver algum problema com o microfone, fique tranqüilo (a) o pessoal da música está ao lado e irá ajudá-lo (a). Porém, é prudente que se teste o microfone antes da missa, para certificar-se que está funcionando corretamente.
  • As leituras devem ser comunicadas, expressadas e não somente lidas.
  • As palavras devem ser pronunciadas com clareza e com calma, num tom de voz médio, onde todos possam compreender de forma nítida.
  • Lembrete: Ao final da leitura deve-se dizer “Palavra do Senhor” e nunca “Essas são as palavras do Senhor”. A palavra de Deus é única, por isso fica sempre no singular.
  • Todo primeiro final de semana do mês tem a entrega do jornal momentos é responsabilidade da equipe de liturgia organizar a distribuição do jornal  no final das missas, caso necessário podem pedir ajuda para qualquer pessoa que se disponha a ajudar.
 
 
Comentaristas
 
 
  • Ficar na frente da igreja fazendo as anotações das intenções das missas.
  • É adequadoque se comece a fazer o comentário inicial 5 minutos antes do início da missa.
  • Primeira palavra a dizer no microfone: “Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo”.
  • Cumprimentar e acolher a assembléia espontaneamente (cada um faz conforme achar melhor).
  • Ler as intenções da Santa Missa. Quando tiver missa de 7º dia é bom ler primeiro para dar uma ênfase maior.
  • Observar se o padre e a equipe  já esta preparada na porta de entrada.
  • Convidar a assembléia  a dar inicio a santa missa cantando o canto de entrada..
 
Com o Folheto Litúrgico ou livro em mãos, acompanhe a seqüência onde o comentarista usará o microfone na celebração:
 
·         Comentário Inicial:  será lido após a entrada do padre e da equipe de celebração quando todos estiveram em seus devidos lugares no altar.
 
·         Liturgia da Palavra: Antes de introduzir a Liturgia da Palavra, aguardar o padre e a assembléia se sentar, é necessário que nesse momento haja silêncio, todos devem estar acomodados e prontos a ouvir a palavra de Deus. Não devemos iniciar a introdução com a assembléia em ruídos. É importante valorizar o silêncio entre uma leitura e outra (aproximadamente uns 3 segundos).
 
A Comissão Episcopal Pastoral em nota para a Liturgia solicitou, desde o dia 1º de janeiro, para que se apresente apenas um comentário para introduzir a Liturgia da Palavra, com a finalidade de preparar e dispor os fiéis a ouvirem atentamente as três leituras: 1ª leitura, 2ª leitura e o evangelho. Assim, não sendo necessário efetuar separadamente, um comentário para cada uma das leituras.
 
 
  • Comunicar os avisos finais: Após o Oremos final. Lembrando que os avisos não devem ser apenas lidos e sim comunicados, devemos ler com calma e dando ênfase aos pontos importantes como data, local e horário, é bom dar um espaço de tempo entre um aviso e outro para não ficar muita informação atropelada.
 
 
 
Desde já agradecemos a colaboração de todos!
 
 
 
 
Muito Obrigada!
 
Maria Suzani de Carvalho (Suzi)
 
Enviar Notícia
 
  » Agenda  
  » Horário das Missas  
  » Avisos  
Edições passadas >>
 
 
 
 
 
 
  " É um erro querer medir a nossa devoção através das consolações que experimentamos. A verdadeira piedade no caminho de Deus consiste em ter uma vontade resoluta de fazer tudo que lhe agrada"
São Francisco de Sales
 
 

PARÓQUIA SÃO BRAZ
Rua Antonio Escorsin, 1860
Bairro São Braz
Curitiba - PR

Fone: (41) 3024-1310

 
Projeto: Cristãos on-line   Desenvolvido por: Midia Essencial